Se você mesma vai preparar um almoço para servir no dia do casamento civil, ou se você mesma/a família vai preparar as comidinhas do seu casamento, veja como essa receita de ceviche é fácil e rápida de ser feita.

ceviche
Sirva em cumbuquinhas!

Trata-se de um preparo em que a proteína é cozida com a acidez dos ingredientes. Além de light, o ceviche é um prato diferente e fresquinho, muito comum no Peru.

Eu e meu marido comemos muito ceviche na nossa lua de mel na Argentina, porque ao lado do hotel tinha um restaurante peruano ÓTIMO e baratíssimo, chamado Chan Chan. Há algumas semanas bateu aquela saudade e fui procurar uma receita. Só que cada receita era bem diferente uma da outra, então pensei: vou juntar tudo e fazer a minha própria!

A princípio fiz uma versão mais carinha e chique (perfeita para casamentos), aproveitando que eu ia no Mercado Municipal de São Paulo, onde eu pude encontrar os ingredientes por um valor mais em conta. Nesse último final de semana, fiz a versão baratinha, apenas com o peixe comprado no Swift. Vou ensinar primeiro essa versão e depois mostro como dar um ugrade no ceviche hahaha

Receita de ceviche

Ingredientes

  • 2 sacos de filé de peixe branco congelado (cada saco costuma ter 800g). Eu fiz com o peixe alabote.
  • 1 cebola roxa grande
  • 6 limões
  • Azeite a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • sal a gosto

Corte os filés de peixe branco em retângulos. Reserve.

Corte a cebola roxa em tiras beeeeeem fininhas. Junte ao peixe.

Acrescente o suco dos 6 limões, o azeite, a pimenta e o sal e misture tudo, de forma que o peixe e a cebola fiquem bem envolvidos por esse suco.

Deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos e PRONTO. É só comer/servir! Se você puder deixar marinando por algumas horas, melhor ainda.

Esta receita serve com folga pelo menos 6 pessoas. Se for servir como entrada, serve até 10.

ceviche
Esse foi o resultado.

Dando um upgrade: receita de ceviche de camarão

Os ingredientes são os mesmos, o que muda é que você usará a metade da quantidade anterior do peixe: apenas 1 saco de 800g.

Além disso, você acrescentará 1kg de camarão fresco limpo.

Para preparar o camarão

Encha uma panela de água e coloque para ferver. Depois que atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e só então acrescente o camarão.

Deixe ele na água por 3 minutos e depois retire ele com uma escumadeira (ou escorra a água num escorredor de massas), deixe esfriar um pouco (pode usar água gelada para ajudar) e junte ao peixe e à cebola. Só então você coloca a mistura de limão, azeite, sal e pimenta. O tempo para marinar é o mesmo.

Infelizmente, no dia que fiz essa receita, a fome era tanta que nem tiramos foto hahaha

Mas ele fica mais ou menos assim:

ceviche
Você ainda pode acrescentar pedacinhos de tomate e enfeitar com salsinha.

Acompanhamentos

Caso você queira que essa entrada seja uma experiência peruana completa, sirva com estes acompanhamentos que quebram a acidez do prato.

Batata-doce

Você pode cozinhar ou assar no forno, e depois descascar. Sirva fatiada.

Milho

Fatie a espiga e refogue no azeite.

Piruás peruanos, a pipoca peruana

Uma pipoca feita com milho azul, que não estoura e nem fica branquinha como a nossa. Estranho, né? Ela abre um pouco e fica crocante e macia ao mesmo tempo. Lembra um pouco as pipocas que começaram a estourar mas não terminaram o serviço, só que fica mais macias do que essas (os mais velhos não precisam se preocupar com a dentadura). Se você encontrar esse milho para comprar, me conte aonde perfeito!

ceviche
Siva tudo junto em um prato, fazendo um montinho com o ceviche.

Nossa, estou fazendo esse post na hora do almoço e a barriga aqui já está pedindo clemência!

Bora lá almoçar!

 

Comente