Há 2 semanas finalmente demos entrada no casamento civil – e foi mais tranquilo do que eu esperava!

Vou contar aqui exatamente como foi.

Demoramos um pouco mais do que gostaríamos para dar entrada porque eu solicitei minha certidão de nascimento atualizada pela internet, por um site que terceiriza esse serviço. Levou umas 2 semanas para chegar. Meu noivo solicitou diretamente com o cartório, pela internet, e chegou em poucos dias (além de ter sido R$ 100,00 mais barato).

i2ro9k.jpg

Bom, tendo todos os documentos em mãos, combinamos de ir lá em um sábado de manhã com meus sogros, afinal, era preciso 2 testemunhas de que somos um casal legítimo (e não, não precisa ser as mesmas testemunhas que vão ser os padrinhos no dia do casamento).

Chegando lá, o cartório estava lotado! Claro, sábado de manhã costuma ser o dia com mais casamentos. Estava chovendo noivas lá e foi divertido observar (e julgar, desculpa!) os looks delas. Pensei: isso vai demorar horrores.

Mas que nada! Pegamos uma senha e já fomos os próximos a ser chamados!

Entregamos os documentos, preenchemos uma ficha e nos falaram: a partir do dia x, vocês podem escolher qualquer data de quinta ou sábado.

Escolhemos uma data e nos entregaram uma ficha que deverá ser preenchida pelos padrinhos (e entregue no cartório até 10 dias antes do casamento com RG simples de ambos). Nos informaram que podemos ter 2 padrinhos ou 4 (nesse caso, apenas 2 preenchem a ficha, e devem ser os homens, já que homem nunca muda de nome). Além disso, falaram que não precisa necessariamente ser um casal de homem e mulher: se quisermos 2 mulheres, 2 homens, e tal, pode!

Depois disso, nos pediram para aguardar, e isso foi o que mais demorou, mas nem foi tanto… Deve ter sido uns 10 ou 15 minutos.

Depois nos chamaram para conferir os dados dos documentos e da ficha. Nos deram uma guia para pagar no caixa (o que foi bem rápido, e custou R$ 394,10) e, enquanto fomos no caixa, o moço conferiu os dados das testemunhas. Depois voltamos e entregamos o recibo pra esse moço. E fim. Agora é só aguardar os proclamas e a data chegar! <3

(Aliás, hoje falta exatamente 1 mês pro nosso casamento no civil! Juro que foi coincidência hahahaha)

Elementos que me surpreenderam:

  • Todos os funcionários foram MUITO simpáticos. Não sei se foi preconceito meu, baseado em algumas experiências anteriores com cartórios, ou se o pessoal do Cartório da Vila Prudente é que é sensacional!
  • Achei que nem ligaria para esse momento, que seria apenas uma burocracia… Mas quando foi chegando perto de dar entrada no casamento, comecei a ficar muito ansiosa, e na hora de preencher a ficha fiquei tão empolgada que até esqueci qual a minha idade! Juro, até perguntei pro meu noivo hahaha depois fiquei muito feliz, não parava de tagarelar (que novidade…)!
12509070_10205668284249902_1519463309840701249_n.jpg
Logo após darmos entrada no casamento civil: felizes por dar mais um passo rumo ao Sr e Sra Fernandes!

E você, já deu entrada no civil? Como foi?

2 Comments on Entrada no casamento civil | Como foi?

  1. Foi bem parecido com quando dei entrada, em 2010, mas como casamos no mesmo cartório onde meu marido foi registrado quando nasceu, nem teve burocracia nesse sentido, eles tiraram a certidão dele atualizada no ato! Nossas testemunhas foram os mesmo que seriam padrinhos, assim já preencheram tudo o que precisava lá mesmo. Achei engraçado quando me perguntaram como queria que ficasse meu nome (já com o do meu marido adicionado) e nem perguntaram nada pro meu marido (sendo que ele pretendia adotar o meu sobrenome), então ele que teve de chamar a atenção da moça pra esse fato e todo mundo achou super fofo ele pegar meu sobrenome ♥

    • Que legal que deixaram ele pegar o sobrenome (e que fofo seu marido!), já vi gente reclamando que o cartório não permitiu que o marido pegasse o sobrenome da esposa :O

Comente