No último post sobre a história dos vestidos de noiva, vimos como era a moda e o contexto de 1900, 1910 e 1920.

Mas a situação das noivas ficou bem difícil nas décadas seguintes.

1930

345c2d09b2583fa7fff5d3b4e2575302

Usava-se vestidos florais, geralmente na altura da panturrilha, ainda com cintura baixa (mas um pouco mais alta do que na década de 20). Aliás, a partir dessa década a cintura começou a ser cada vez mais apertada.

e9a0088c4f89d896033d4cc4669b5719

Algumas noivas optavam por utilizar um chapéu ao invés de véu.

O estilo hollywoodiano começou a pegar de vez, e as noivas começaram a usar o cabelo um pouco mais comprido, com ondulações.

A maquiagem consistia em pele pálida, sobrancelhas bem fininhas e lábios vermelhos.

O buquê geralmente era o mais simples possível, com flores colhidas.

938d479be121b0ddbdea9cc6fe39bfa8

Por que este look?

Essa foi uma década muito difícil economicamente falando, por isso as noivas usavam o melhor vestido que elas já possuíam. As que compravam vestidos novos, optavam por modelos que poderiam ser reaproveitados posteriormente, apenas tingindo o vestido de outra cor.

O sucesso dos filmes de Hollywood começou a trazer um look com mais glamour para os looks (para quem pudesse pagar).

1940

img-thingMuitas noivas utilizavam tecidos de cortina para fazer os vestidos, os véus eram bem simples e anexado a algum chapéu que a noiva já tivesse e gostasse.

Corsets marcavam bem a cintura, promovendo um visual de ampulheta.

1940s_Mohany_1272284037_51

Por causa da crise, a maquiagem era minimalista, chegando ao ponto até de substituir o blush por beliscões nas bochechas. As mais privilegiadas usavam batom vermelho, delineador e sobrancelhas bem arqueadas. Os cabelos eram usados em tamanho médio, com cachos e ondas emoldurando o rosto.

Os buquês eram raros, porque o solo estava sendo utilizado apenas para o plantio de alimentos. Algumas noivas conseguiam fazer um buquê com algumas rosas plantadas no próprio jardim. Mas nada é impossível para a realeza, que usava buquês de lírios do vale e orquídeas.

Por que este look?

Neste período acontecia a Segunda Guerra Mundial, e se a situação já estava apertada para as noivas da década de 30, a coisa piorou muito para as de 40. Os casamentos eram apressados, às vezes até organizados em poucos dias, para acontecer antes de o noivo ir para a guerra :'(

1950

wedding dress 1950wedding dress 1950

Nessa década, o corpete era bem justo ao corpo e a saia era bem rodada, ou seja: aqui nasceu o vestido princesa!

wedding dress 1950

Era bem comum usar luvas, véus de tamanho médio e decote “sweetheart”, que foi popularizado por Elizabeth Taylor no filme O Pai da Noiva.

elizabeth taylor the father of the bride

A maquiagem era inspirada em Marilyn Monroe e na lindinha da foto acima, com lábios vermelhos, delineador e muuuitos cílios. Sobrancelhas bem preenchidas e arqueadas eram as mais usadas, e os cabelos eram curtos e ondulados.

O buquê era grande e com flores locais da época.

Por que este look?

Esse estilo “cintura apertada e saia princesa” surgiu graças ao lindo amado idolatrado raio estrela e lua manhã de sol meu iáiá meu iôiô Dior! Nessa década também houve o impacto do Rock n’Roll e da noiva que até hoje considerada a mais elegante: Grace Linda Kelly. Até hoje o vestido dela inspira o de muitas noivas!

grace kelly wedding
Sério. Não consigo lidar. QUE LINDA!
Grace-Kelly-Wedding
Aff aff aff PERFEITA.

Espero que tenha gostado de mais essa viagem no tempo.

Fique atenta, a qualquer momento vai rolar o post dos vestidos de 1960, 1970 e 1980!

Fonte: http://www.fairmont.com/infographics/wedding-dresses-history/

Comente