Você já deve ter reparado em como os vestidos de noiva mudam muito de uma década para a outra. Mas você sabe a história de cada um?

Vamos voltar no tempo, lá para…

1900

vestido de noiva 1900

Costumava-se usar babados no corpete, mangas mais larguinhas que geralmente se afunilavam nos punhos.

Também se usava a gola bem alta com colares, luvas e chapéus com véu.

edcb2452cfa4ab350a911c3bb358995a

A maquiagem beirava ao “cara lavada”, e admirava-se muito a pele bem pálida, sobrancelhas marcadas e bochechas rosadas. O cabelo era preso no topo da cabeça. O buquê mais popular era aquele apoiado no braço, com rosas, orquídeas e lírios.

Por que este look?

Este look foi popularizado pela Rainha Victoria em seu casamento com o Príncipe Albert.

queen-victoria-couple-790x1024-550x712
Rainha Victoria e Príncipe Albert

1910

6a01156f47abbe970c017744058f80970d

Nessa década, o que marcou foi a cintura alta com saias menos volumosas. As mangas tornaram-se mais curtas, na altura do cotovelo. O véu era preso com flores ou laços.

1910-miss-deacon-wedding-2

As maquiagens começaram a ser um pouco mais marcadas, mas ainda buscava-se um look mais natural. Os cabelos eram cacheados e presos. O buquê era menos alongado do que o de 1900, com jasmins, lavandas, rosas e hortênsias.

Por que este look?

Este foi o fim da era Eduardiana, e do estilo que a acompanhou. Também começaram a ficar mais comuns os carros, o que significava que pessoas podiam ir cada vez mais longe para se casar. Por conta disso, começou a ser comum casamentos nos campos.

1920

mary-pickford-in-her-wedding-dress-1920-everett

Vestidos um pouco mais curtos, marcados no quadril, e véus emoldurando o rosto (quase como toucas) marcaram a década. Usava-se bastante a gola V e as mangas podiam ser mais curtas. No entanto, as longas ainda eram utilizadas.

1920-bride-wedding-dress

As joias tinham influência da art deco, e eram impressionantes! Os buquês cresceram e tinham laços e cordas que podiam chegar até o chão chão chão chão chão chão. As flores da moda eram flores de laranjeira e crisântemos.

aamie probably 1928

A maquiagem buscava uma pele pálida e olhos delineados em preto, bem marcantes, como os da it girl da época, Clara Bow.

clara-bow
Clarinha mandando um beijo no ombro para as it girls atuais.

Por que este look?

Após a Primeira Guerra Mundial, a moda teve muita influência francesa, com o estilo “melindrosa”. Além disso, o crescente sucesso do jazz e de sua dança pediam roupas mais folgadinhas.

Aguarde, em breve teremos os vestidos de noiva das décadas seguintes 😉

Fonte: http://www.fairmont.com/infographics/wedding-dresses-history/

Comente